16 de março de 2021

Inspira, expira e não pira: exercícios respiratórios para controlar a ansiedade

Agora no pior momento da pandemia a ansiedade pode vir à tona. Apesar de ser um sentimento comum, a angústia pode afetar diversas funções físicas do corpo, incluindo a respiração. De acordo com Victor Mazzoli, professor de yoga do Rio de Janeiro, cadastrado no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, o estresse pode desregular a respiração Assim como as atividades da mente influenciam no ato de respirar, a ansiedade influencia o estado mental, pois um depende do outro para manter o equilíbrio.


Para lidar com isso, é possível praticar exercícios de respiração que ajudam no controle da ansiedade. Victor diz que existe uma relação entre o ritmo respiratório e o estado mental. Mudanças no controle da respiração correspondem não só a alteração no ritmo do coração, mas a mudanças no potencial elétrico da superfície do cérebro também. No universo dos exercícios respiratórios há técnicas conhecidas como Kryias (de purificação) e técnicas de Pranayama (de controle de respiração). Ambas as técnicas podem ativar o sistema parassimpático e levar a um estado mais sedativo, promovendo relaxamento instantâneo.


Além da sensação de relaxamento, a prática de técnicas de Pranayama também podem complementar o tratamento de doenças respiratórias e melhora a capacidade pulmonar de ex-fumantes. Porém, no caso de patogenicidades pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas posturais, podem existir algumas restrições na técnica. Além disso, outro ponto de atenção é o fato de se exercitar por conta própria sem a supervisão de um professor. O exercício realizado de forma incorreta, pode causar danos para o corpo e para a mente. "Problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a algum tipo de reação corporal negativa", alerta o professor.


Na prática

Como o Pranayama é um dos membros do Yoga, é possível praticar os dois juntos ou até mesmo antes ou depois do exercício postural. Para praticar, é necessário manter a coluna ereta e encontrar uma posição confortável em que o corpo não perturbe a respiração. O ideal é a postura do lótus com uma base triangular, mas os iniciantes podem começar sentando-se em um banco afastado do espaldar, para manter o alinhamento da coluna. Apesar de poder ser feito em qualquer momento do dia, o ideal é que o praticante reserve duas horas antes do amanhecer, já que nesse horário a atmosfera está pura e calma.


Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO - à frente das operações.









Me encontre nas redes sociais: